Personas na estratégia de Storytelling

Agosto 15, 2017 • Artigos Transmedia Storytelling • Views: 97

Na linguagem e estratégia de marketing, “PERSONAS” são perfis criados para representar diferentes tipos de indivíduos, tendo como base o seu comportamento, objetivos e características gerais.
Quando criamos uma narrativa com o propósito de comunicar uma determinada mensagem, seja esta comercial ou institucional, temos a necessidade, na maioria das vezes, de fazer a ponte entre algo comum na vida das pessoas e o objeto principal da nossa mensagem.

A criação de “PERSONAS” numa estratégia de storytelling, tem o papel principal de identificação e proximidade entre os indivíduos e a ideia central da mensagem que queremos vincular.

O objetivo deste processo é que o recetor, pessoas como qualquer um de nós, façam facilmente a ligação com o conteúdo/ideia da mensagem, identificando-se, reconhecendo algum dos pontos desta e, por fim, criando algum sentimento que invoque a uma determinada ação.
Um bom exemplo foi a peça criada pelo IKEA em 2002 e intitulado: LAMP. Não é uma peça recente, mas é um exemplo magnífico de um anúncio eficaz.
Com uma formula simples, que se resumiu aos planos de câmara e musica certos, a marca conseguiu invocar nas pessoas o sentimento de pena, manipulando a perceção que temos acerca de um objeto sem qualquer vida. Sim, um objeto inanimado.

Este é um bom exercício que podemos fazer acerca da temática “PERSONAS “ em comunicação, essenciais para a criação de mensagens fortes na nossa estratégia der Storytelling.

Comentários

Tags: ,

Comments are closed.