transmedia storytelling

Agosto 8, 2016 • Autor • Views: 841

Sou um apaixonado por aquilo que faço!

Resolvi criar projeto Transmedialand.com com o objetivo de proporcionar um espaço de conhecimento e divulgação de ações nas áreas do transmedia Storytelling, do Digital Branding e do marketing digital, temáticas que investigo e aplico em projetos para as mais variadas marcas.

Aqui são partilhadas ideias, histórias, casos de sucesso e informação para todos os apaixonados pelo universo digital, e não só.

Desde sempre me senti atraído pelo mundo da publicidade e pelas histórias que as marcas conseguiam contar em pequenos espaços de quinze a trinta segundos.

Provavelmente, por isso, o meu percurso profissional se tenha iniciado na área da comunicação social, nomeadamente, na vertente da rádio e anos mais tarde tenha evoluido para as áreas do marketing e docência, com especial enfoque no transmedia storytelling e digital branding.

Começar aos dezasseis anos a viver por carolice os meandros da rádio, das vedetas do micro e das campanhas publicitárias, foi uma experência incrivel e que, sem dúvida, marcou o meu percurso pessoal e profissional.
Com o decorrer do tempo e quase de uma forma acidental, acabei por entrar no mundo da multimedia e da tecnologia, através da primeira empresa que tive a oportunidade de criar com dois amigos. Estávamos em 2000, uma época em que o digital online se resumia a qualquer coisa como websites em tecnologia flash e pouco mais.
Mas foram 13 anos fantásticos que me permitiram descobrir todo o potencial desta área que é o digital ao serviço marketing e criar uma paixão pela mesma.

Como em tudo na vida, crescemos, aprendemos, evoluímos e criamos mais e mais projetos. E comigo não foi diferente…

Atualmente, sou docente na Universidade Europeia nas escolas do IPAM e IADE na Pós Graduação de Marketing Digital e sou também coordenador do Programa Avançado em Marketing Digital do IPAM do Porto. 

Também dou aulas na licentiatura em Gestão e Sistemas de Informação da Universidade Portucalense, nas UC’s de Marketing Digital e Sistemas de Informação de Marketing e Turismo.

Paralelamente à área da docência, assumo o cargo de diretor da Brandtellers Studio, empresa especializada na ativação de marcas no meio digital através de estratégias de transmedia storytelling e trabalho também como consultor e formador de transmedia storytelling, marketing e digital branding para entidades como a ANJE, Restart e AEP, entre outras.

Como já devem ter percebido, dividido o meu tempo entre a docência e o trabalho de planeamento estratégico de marcas no meio online, passando ainda pela direção criativa e estratégia de desenvolvimento de conteúdos.

Tenho aproveitado também para participar em algumas publicações escrevendo alguns capítulos acerca de matérias do meu interesse, dos quais aqui destaco: o livro ”Marketing Digital 360” de Vasco Marques em que escrevi as temáticas de “Marketing Viral” e “Transmedia Storytelling”; a temática de “Storytelling” no livro ”Vídeo Marketing” também de Vasco Marques, e no livro ”Marketing a Preto e Branco”, com a coordenação de Pedro Ferreira e Elizabeth Real fui autor da temática “A (r)evolução das redes sociais”.

Bem vindos.

João Miguel Lopes

linkedin.com/in/joaomiguelopes
Comentários

Comments are closed.