O mundo seria perfeito se todos vivêssemos, apenas online, não acham?

redes sociais

Janeiro 11, 2013 • Digital Branding • Views: 2950

Penso que não existe quaisquer dúvidas, de que a vida online se processa de uma forma completamente diferente da vida real (vulgo offline). As redes sociais têm uma grande influência.

A capacidade que as pessoas ganharam de acesso ao meio online, bem como, o conhecimento por parte de jovens e adultos acerca do funcionamento deste meio e das interações que podem tirar do mesmo, transformou a nossa sociedade no terceiro país europeu que mais usa as redes sociais.

Com isto foi possivel o acesso da população mais rápido à informação, ao divertimento e, acima de tudo, o acesso a novos relacionamentos. Neste sentido, o social media permitiu promover de uma forma mais fácil e ampla, aquilo que o ser humano é, quer num sentido positivo quer num sentido negativo, na interação com o outro.

Teremos nós uma personalidade diferente quando interagimos no meio online, face às atitudes que temos no meio offline? Se é verdade que nas redes sociais todos somos muito mais felizes, também é certo que cada vez temos mais dificuldade em manter uma postura perfeita.

A pressão social do meio online V/S a liberdade que este permite, para que todos possamos ser aquilo que queremos e da forma como pretendemos, promove uma espécie de bipolaridade de atitudes nas pessoas.

Quando comparamos as nossas atitudes no meio online (aquilo que conversamos, partilhamos e gostamos), com as nossas atitudes, a forma de ser e estar na vida real, percebemos facilmente que no online somos sempre mais bonitos, socialmente mais responsáveis, mais preocupados com os outros e, resumidamente, muito mais felizes.

Como diz Aristóteles, “é feliz aquele que escolhe o que é mais adequado para si”, mesmo que para isso, e em muitas circunstâncias, essa felicidade seja puramente virtual, quer sob o ponto de vista das suas ações, quer na forma de reconhecimento destas pelos outros.

Este vídeo é um bom exemplo para refletir nesta temática.

Alguns pontos referentes ao impacto das redes sociais digitais nas sociedades:

  • A Web 2.0 tem tudo a ver com Pessoas e não com Tecnologia comuitos pensam;
  • Tem tudo a ver com Democaria. O poder através da web tornou-se global e acessivel a qualquer um, independentemente do seu estatuto. Deixamos de ser uma mera estattistica para assumir uma identidade própria para o mundo global;
  • Vivemos em Comunidades virtuais: individuos partilham as mesmas crenças, gostos, atitudes e iniciam relações;
  • Tudo é Transparente: as redes de socialização tornam tudo evidente. Não é facil esconder, não é fácil enganar;
  • Aumentou a Critividade – O meio digital tornou-nos mais criativos;
  • Alterou completamente a forma como comunicamos: mensagens escritas em vez de voz, video, fotografias;
  • Somos mais imediatos;
  • Temos uma nova forma de nos relacionar. Menos tabús, maior proximidade, novas amizades – alterou a forma como sempre entendemos o padrão de amizade.
Comentários

Tags: , , , , ,

Comments are closed.