O que nos torna HUMANOS? - Transmedialand by João Miguel Lopes
16004
post-template-default,single,single-post,postid-16004,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,paspartu_enabled,overlapping_content,qode-theme-ver-13.8,qode-theme-bridge,wpb-js-composer js-comp-ver-5.4.7,vc_responsive
 

O que nos torna HUMANOS?

documentário human

Um formato de conteúdo que sempre achei com potencial para trabalhar a narrativa das marcas, sejam estas institucionais ou comerciais, é o documentário. Confesso que também é um dos formatos que mais me atrai e por isso partilho aqui um bom exemplo de como se pode fazer algo excepcional na área.

O projeto chama-se HUMAN e, provavelmente, já ouviram falar ou viram os diferentes filmes que resultam deste documentário realizado por Yann Arthus-Bertrand.

Para aqueles que não conhecem, fica a nota de que se trata de um projeto em formado documental, que procura entender a essência e o que é comum no ser humano, através de diferentes entrevistas a pessoas de várias culturas e estratos sociais.

Onde é que entra o marketing aqui?

Pois bem, de forma “ténue” fica a deixa para o facto do filme ter sido financiado pela fundação Bettencourt Schueller, com a participação da fundação Good Planet, da France 2 e da Google.

HUMAN, um documentário realizado por Yann Arthus-Bertrand

HUMAN é o primeiro filme com estreia mundial na Assembleia Geral das Nações Unidas, um documentário realizado por Yann Arthus-Bertrand.

O principal objetivo do projeto foi tentar perceber a essência e o que é comum no ser humano, em diferentes culturas.

As pessoas dizem o que pensam sobre o amor, a morte, o ódio, a discriminação, a desigualdade, a fome, a esperança e o sexo, entre tantos outros temas.

Entre os entrevistados estão refugiados, trabalhadores fabris, veteranos de guerra, presidiários no corredor da morte, aborígenes, camponeses.

Para Yann Arthus-Bertrand, ``o facto de poder testemunhar tantas histórias de vida diferentes da sua levou-o a pensar...

… Teremos todos o mesmo desejo de amor, liberdade e sucesso? 

… Num mundo dividido entre a tradição e a modernidade, serão as nossas necessidades básicas as mesmas, em todo o lado?

… No fundo, o que significa, hoje, ser-se humano? 

… Qual é o significado da vida? 

… Será que partilhamos mais valores do que aqueles que imaginamos? 

… E, se sim, porque continua a ser tão difícil compreendermo-nos uns aos outros?”

Fiz um apanhado em formato de vídeo acerca deste projeto para que possam conhecer toda a estratégia de ativação da promoção do projeto.

Assistam aqui:

Se quiserem assistir ao documentário na integra acedam ao conteúdo abaixo.

Genesis of the Film, by Yann Arthus-Bertrand

HUMAN Extended version VOL. 1: https://youtu.be/TnGEclg2hjg

HUMAN Extended version VOL. 2: https://youtu.be/ZJ3cImzjNps

HUMAN Extended version VOL. 3: https://youtu.be/RVWwGak3nQY