O poder do Manifesto da Marca (Brand Manifesto) - Transmedialand by João Miguel Lopes
16012
post-template-default,single,single-post,postid-16012,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,paspartu_enabled,overlapping_content,qode-theme-ver-13.8,qode-theme-bridge,wpb-js-composer js-comp-ver-5.4.7,vc_responsive
 

O poder do Manifesto da Marca (Brand Manifesto)

Manifesto da marca

  Cada vez mais as marcas necessitam de trabalhar a sua autenticidade para que possam inspirar o seu público, sendo que em muitos casos, diria até na maioria, estas trabalham uma identidade e imagem de marca com base em mensagens sem alma.

Por isso, um ponto essencial na criação de um alinhamento entre a ideia principal da marca (o seu propósito maior no universo) e a percepção que o público tem acerca do posicionamento que esta pretende, é a criação do Manifesto da Marca.

Brand Manifesto

→→ O Manifesto da Marca procura centrar-se nas crenças da marca, na sua ideia principal, nos seus mitos, promovendo uma declaração que atrai as pessoas para o universo da marca. É o primeiro caminho para a construção daquilo que designamos pelo Brand World da marca!

 

Veja o filme de exemplo da NIKE Aqui

Ou o exemplo da ADIDAS Aqui

→→ O Manifesto da Marca é fundamental no posicionamento, pois é a promessa mais autêntica acerca do que a marca é e do que se propõe realizar enquanto entidade.

→→ Ele apela a um impulso emocional de todos os que contactam com a marca, permitindo aos públicos entender aquilo que esta pretende com o seu propósito.

O Manifesto da Marca é a energia e o impulso para uma história poderosa e emocional!

 

 

 

→→ O Manifesto da Marca é, muitas vezes, entendido como uma declaração de missão. Mas isso é errado! Declarações de missão, geralmente assumem um carácter generalista (são declarações amplas que, aparentemente, representam tudo, mas na realidade não significam algo em concreto).

→→ Por outro lado, o Manifesto da Marca é a energia e impulso para uma história poderosa e emocional, que diz ao mundo a razão da existência da marca, aquilo que a apaixona e a razão para que todos se devem apaixonar por ela.

Ver filme de exemplo da APPLE aqui

➡️ Hoje não adianta as marcas dizerem que são diferentes, é fundamental provarem que são únicas e fundamentarem a sua autenticidade.

➡️ O Manifesto descreve o espírito e a essência da marca, os valores e crenças do negócio e o que esta espera alcançar. É rico em energia, mostra uma posição, faz uma declaração e é a base para a construção do Storytelling da marca.

Manifesto da Marca “Cancer Research UK”